Incidência de Problemas urinários aumenta no verão

Com o aumento excessivo do calor no verão temos a falsa impressão de que estamos nos hidratando mais, pois ingerimos mais líquidos. Mas fique atento, nem sempre aquela dorzinha nas costas que a gente sente é só a coluna querendo um descanso, pode ser seus rins pedindo um SOS.

Durante o verão o Instituto de Urologia e Nefrologia (IUN) registra um aumento de 30% de casos de pacientes com problemas urinários, a maioria com cólicas renais e cistite. Em se tratando de cálculo renal, o calor faz com que a perda de líquidos através da transpiração seja maior, pois as pessoas fazem mais exercícios, com maior exposição ao sol. Esses fatores associados, interagindo sobre uma pessoa pré-disposta, podem causar distúrbios urológicos e o aparecimento de cálculos renais.

Diversos sintomas, como dor ou ardência ao urinar, diminuição na quantidade de urina liberada, vontade frequente de ir ao banheiro e mudança no odor da urina. Em situações mais graves, a infecção pode ocasionar febre e até a presença de sangue na urina.

Vale destacar que as mulheres devem ficar mais atentas, pois são as mais afetadas, sobretudo neste período do ano. A repetição da infecção urinária precisa ser tratada rapidamente. Ao perceber os sinais, o paciente deve procurar um urologista para o diagnóstico adequado.
A cistite, por exemplo, é uma infecção da bexiga causada por bactérias. Embora aparentemente seja uma doença simples, ela pode causar complicações clínicas se não for tratada e diagnosticada adequadamente.

As grávidas estão mais aptas a desenvolver a infecção por causa de alterações funcionais e anatômicas (nos rins e vias urinárias) pelas quais o corpo passa. Isso favorece a multiplicação de bactérias na região e coloca em risco a vida das gestantes.

Para a prevenção desses problemas urinários, é fundamental ingerir bastante líquido (no caso das grávidas, é preciso ingerir muito mais líquido, de dois a três litros por dia). É aconselhável evitar ações que diminuam o sistema imunológico; adotar uma dieta rica em fibras e ingerir sucos de frutas ácidas; não utilizar sungas ou biquínis molhados por muito tempo; evitar o uso de calças apertadas e roupas íntimas de tecido sintético, pois favorecem a transpiração; evitar manter a bexiga cheia e urinar pelo menos de quatro em quatro horas (exceto durante a noite).

Cuide-se bem e aproveite o melhor da vida com muita saúde!